Assine Nosso Feed!

Receba Nossas Atualizações em Seu E-mail:

  • Receba este projeto em seu email
  • Após cadastrar seu email, verifique sua caixa de entrada a lixeira, logo após confirme o email.
  • Inscrever-se no feed do Nosso Blog é Fácil, Rápido e Seguro


  • A seguir tem o passo a passo de como fazer uma você mesmo, a economia chega a ser quase 50% de diferença em relação aquelas compradas em lojas, até mesmo porque muitas vezes você quer uma só pra fazer algumas ligações e não compensa comprar uma. Diante disso resolvi publicar para todos esse projeto de antena rural para celular totalmente gratuito!

    O projeto à seguir já foi usado por pessoas de todo o mundo, a maioria gostou muito veja os comentários e deixe um você também!

    Construindo Uma Antena Rural Para Celular


    Antena de celular



    Ao trabalho!




    Material para a construção da antena:

    (Imagem: 01)
    • Meio metro de fio rígido 1.00mm (um milímetro) desses que tem nas instalações elétricas, e que você compra em casas de material elétrico.

    • Uma emenda para cabo de parabólica (tipo N-fêmea).

    Rosca N-fêmea (Imagem:  02)

    • Uma rosca para cabo de parabólica (macho).


    Rosca Macho (Imagem: 03)

    Ferramentas:

    • Serra.

    Serra (Imagem: 04)
    • Durepox (ou cola quente).

    • Alicate.

    • Régua ou trena.

    • Lixa.

    • Tesoura com ponta.

    Ir para o topo


    Materiais adicionais:
    • Celular com entrada para antena.

    Aparelho com entrada para antena( Imagem: 05)
    • 5 metros de cabo para parabólica.
    Cabo Coaxial de Parabólica (Imagem: 06)
    • Kit adaptador.

    Kit Adaptador (Imagem: 07)



    Ir para o topo

    Início:

    A antena que citada no projeto tem 1.20m de comprimento, com seis furos já feitos. São esses furos que vão nos interessar.
    As antenas de fábrica tem um cano de alumínio como base e atravessados nele uns caninhos do mesmo material, esses caninhos tem o nome de elementos. Há um arco elíptico com formato de dois “C”. Essa curva e quem recebe o sinal que e acoplado pelos elementos, assim a antena que você irá fazer terá oito elementos contando com a curva.
     (Imagem: 08)


     (Imagem: 09)



    1º passo:


    A antena que você vai fazer tem seis tem furos mas é preciso oito furos, então será preciso fazer mais dois da mesma espessura dos outros seis para que a curva e o outro elemento se encaixem sem folga, isso vai ser feito com a ponta da tesoura, ficando mais ou menos assim:
    Antena vista de perfil, a parte azul é a curva, a vermelha é o conector (Imagem: 10)




    Esse espaço que ficou do lado esquerdo do corpo da antena e justamente para a braçadeira que irá fixar a antena a algum mastro ou torre, essa braçadeira e no formato de “C”, e as suas duas pontas são rosqueáveis, acompanha a antena quando você a compra na loja, então serão mais dois furos.

    Ir para o topo




    2º passo:
    O segundo passo será a medição dos elementos.


     (Imagem: 11)


    O 1º elemento a ser medido será o elemento da ponta da antena, e você já pode serrar um daqueles caninhos que vieram com a antena de tv, você vai serrar um tamanho de 14 cm e já pode encaixa-lo no 1º furo da ponta da antena.


     (Imagem: 12)

     O próximo será a curva, que também e um elemento ele vai medir 16 cm. Pegue um caninho de mais ou menos 35 cm e faça um furo com a ponta da tesoura bem do meio de uma extremidade e outra que dê para passa o fio rígido (1 mm). (Veja a imagem)


     (Imagem: 13)

     (Imagem: 14)

     (Imagem: 15)

    Agora o encaixe no 7º furo a partir do 1º elemento, de modo que uma ponta do fio fique apenas em uma das duas bocas do caninho, e que outra ponta fique do lado de dentro do corpo da antena sobrando uns 10 cm. Com o alicate você vai pegar o lado da curva (que está em andamento) que não tem o fio, e vai fazer a 1ª curva assim:

     (Imagem: 16)

     (Imagem: 17)



     (Imagem: 18)

     (Imagem: 19)



     (Imagem: 20) 

     (Imagem: 21)

     (Imagem: 22)


     (Imagem: 23)

     (Imagem: 24)



     (Imagem: 25)

    O mesmo devera ser feito com a outra extremidade, mas cuidado. Obs. : Não retire a capa isolante que recobre fio, pois ele não pode, por enquanto, encostar na parte metálica da antena. Vai ficar assim:

     (Imagem: 26)

     (Imagem: 27)

     (Imagem: 28)



     (Imagem: 29)

     (Imagem: 30)

    Corte o fio de forma que seja possível descascar a ponta do fio e conecta-lo a ponta da curva (as duas extremidades não se tocam de forma alguma, apenas o fio que e conectado a extremidade da curva de baixo, que pode se por meio de solda ou só conectado).

     (Imagem: 31)



     (Imagem: 32)

     (Imagem: 33)



     (Imagem: 34)


     (Imagem: 35)



     (Imagem: 36)



     (Imagem: 37)

     (Imagem: 38)




    3º passo:
    Tendo-se o 1º elemento e a curva, já deu pra perceber que eles dois tem tamanhos diferentes, então amarre uma linha na curva e outra no elemento da ponta, faça isso dos dois lados. Então vá colocando os outros elementos de modo que a antena forme uma espécie de “escadinha”. Isso porque e assim que o sinal chega até a antena. Atrás da curva vai ser colocado um elemento, o qual é o maior de todos, ele medirá 16,7 cm, sem ele o sinal é fraco, pois ele serve como barreira para o sinal, e será captado pela curva.

    Ir para o topo



    4º passo:
    Na antena resta apenas o conector a ser colocado.


     (Imagem: 39)



    Faça um furo que de pra passar o conector rosqueando, puxe a ponta do fio que esta dentro do corpo da antena, descasque a ponta e conecte do lado de dentro do conector.

     (Imagem: 40)


     (Imagem: 41)

     (Imagem: 42)

     (Imagem: 43)

     (Imagem: 44)

     (Imagem: 45)


     (Imagem: 46)

     (Imagem: 47)



     (Imagem: 48)

     (Imagem: 49)

    Se necessário, use o durepox ou a cola quente para fixa-lo, faça o mesmo com a curva e com os elementos. Não se esqueça de colocar a braçadeira, pois ela sera útil.

    Ir para o topo


    5º passo (Conexão Antena-celular):
    Com o cabo em mãos, coloque em uma de suas extremidades um conector do tipo “macho”, e enrosque no conector da antena. A outra extremidade vai ser colocada no kit adaptador, pode ser por simples conexão, ou por uma rosca própria, que deve custar uns R$ 12.00. Se for por simples conexão deve-se observar que o cabo tem um fio rígido interno e um “externo” do tipo malha. O rígido devera ser conectado do lado de dentro do kit, e o malha do lado de fora.


    Ir para o topo

    Testando a Antena: (Como montar a antena rural)
    Conecte o kit adaptador no celular, se possível vá para um lugar alto, como por exemplo, em cima de uma casa. Aponte a antena para a ERB (estação radio base) ou a torre mais próxima, ou simplesmente para a cidade.

    Testando a antena sem usar conector
    Testando a antena sem usar conector
    Testando a antena sem usar conector
    Testando a antena sem usar conector
    Testando a antena sem usar conector
    Testando a antena com conector
    Testando a antena com conector
    Aí está!

     (Imagem: 50)
     (Imagem: 51)
    Se na sua região já houver algum sinal, mesmo sendo fraco, você tem mais chances da antena funcionar. Logo que todos os passos forem seguidos, vá na configuração do celular depois configuração de rede, depois seleção de rede e selecione seleção manual. Irá aparecer as redes disponíveis, isso significa que a antena deu certo, então volte e selecione, seleção automática. Você pode usar o ícone de força de sinal que fica na parte de cima da tela do aparelho, então vá girando a antena lentamente até conseguir o sinal mais forte. Prenda a antena em um mastro para que o vento não a gire.


    Ir para o topo


    OBSERVAÇÕES:
    • Se todos os passos foram seguidos, mas antena não funcionou, então vá diminuindo ou aumentando os elementos. Também reveja a curva se ela esta montada corretamente.
    • Não deve haver obstáculos na frente da antena tais como, árvores ou paredes.
    • Quanto mais alta a antena estiver melhor, pois irá diminuir obstáculos como montanhas e árvores.
    • Você pode aumentar o cabo, se necessário tendo em vista que haverá perda de sinal de acordo com a distância entre celular e antena. Nesse caso você terá que colocar um cabo mais grosso do próprio para celular, como por exemplo, para 15 m, um cabo RGC-213.
    • Se você quiser pode construir antenas maiores, pois quanto maiores melhor será o sinal, observando a questão de proporcionalidade.
    • Para conectar dois celulares ou mais na antena você precisa de um "divisor de sinal" de parabólica. (Ver imagem)


    (Imagem: 52)

    200 comentários:

    1. Que bacana pois gosto de Blog assim com conteudo que nos interessa, em fim sobre duvidas! Voce pode com + detales postar algo "na curva" + com foto conectando os fios na antena? Pois sou curioso e gosto de saber como as coisas funciona
      e ate mesmo invento!
      Desde ja MANDE por email treerobert@hotmail.com
      web http://treerobert.blogspot.com

      ResponderExcluir
    2. Boa pergunta amigo!!!!
      A curva e o principal complemento da antena, ela e a responsavel por enviar o sinal a antena.
      Do conector para a curva vai um fio rigido como exemplo no post, esse fio vai do conector, passa por uma das curvas, (pode ser por cima, mas sem a parte metalica tocar em nada pois o fio é isolado) então ele é conectado no conector e na curva de baixo como na imagem!!!!

      ResponderExcluir
    3. como conectar o cabo coaxial na antena

      ResponderExcluir
    4. bom.... O cabo coaxial (aquele que mostro na figura acima, é um cabo de parabolica que usa uma rosca também de parabolica. essa rosca é conectada junto ao cabo na rosca tipo'N-fêmea'que por sua vez, está montado na antena como mostra a postagem e a figura.

      ResponderExcluir
    5. ola muito interessante seu blog amigo,então voce pode me ajudar?tenho uma antena rural aquario de 14 dbi onde ó sinal é otimo,com essa mesma antena consiguiria internet p/ um notebook pelo plano da tim de 0,50 centavos amigo? por ex:se eu usar um divisor para poder usar o celular + um adaptador para o modem sera que daria certo ou tenho que usar um roteador mesmo.

      ResponderExcluir
    6. muito boa essa sua pergunta "anônimo"!
      tava mesmo esperando uma pergunta desse tipo!
      olha vc pode usar um divisor para dois kits, nao sei se tem para vender, mas eu fiz uma tambem com um divisor de parabolica (aqueles que tem tres conexoes), sim vc pode usar um celular como modem com o plano da tim 0,50 centavos, (eu uso o celular conectado na antena como modem para ter acesso a internet, e tenho uma velocidade de 150kb/s o celular é um lg daqueles que tem acesso a net, e uso um programa da lg que tem a opçao "modem"). O seu celular tem que ter duas de tres coisas, usb, bluetooth e acesso a internet. entao vc conecta seu celular na antena, depois ao notebook, seja por bluetooth ou por usb, entao vc baixa um programa para o seu celular que nesse programa tem a opcao "usar aparelho como modem.
      (especifique seu celular para que que possa dar mais uma ajuda com o programa)

      ResponderExcluir
    7. primeiro quero lhe agradecer muito obrigada amigo.
      espero contar com vc sempre.bem vou deixar meu email sandrynha-deyse@live.com.entra em contato comigo por favor tenho muitas duvidas que vc pode me ajudar com certeza amigo.caso contrario vou encher seu blog de pergunta.muito obg agradece sandra.

      ResponderExcluir
    8. Valeu cara ,já deu pre ver que vc é fera.E o primeiro a postar na internet um projeto de antena para celular rural,com chance de dar certo de verdade.abraços........

      ResponderExcluir
    9. parabéns pela iniciativa... estou querendo montar uma dessas aqui em casa pois o sinal é muito fraco, moro em uma comunidade rural no interior do pará... não entendi o 2o. passo, tem como dar mais detalhes? afinal, é um fio de cobre por dentro de uma cano em forma de C? quero fazer uma antena mais caseira e nao tenho a parte da antena de tv.. e qual é a distancia entre os elementos? obrigado pela atencao! renbezerra@hotmail.com

      ResponderExcluir
    10. POSSO USAR OUTRO MATERIAL SE Ñ TIVER DAQUELAS QUE TEM NA IMAGEM.

      ResponderExcluir
    11. Claro que sim! Desde que seja um metal com características parecidas, assim vc não terá problema em captar um sinal...Abraço e vlw pela dúvida

      ResponderExcluir
    12. praque o fiu dentro do cano de aluminho
      e a curva não terra como os diretores
      tamben
      mande essa duvida para esse Email:
      silvadoaluizio@hotmail.com

      ResponderExcluir
    13. como dimenciona essa antena para o ceara com ddd 85

      ResponderExcluir
    14. Essas antenas que vc compra não tem nada de especial dentro delas. Apenas um fio rígido de 1,00 mm, e mais nada, que por sua vez serve para captar o sinal coletado pela curva. ok

      ResponderExcluir
    15. Amigo. Fiz uma e nao conseguir nenhum sinal no meu sitio. Usei varios celulares de chips (GSM). Acho que essa antena só funciona com TDMA. CERTO?.

      Obrigado. Favor responder para:

      jair.f.silva@gmail.com

      ResponderExcluir
    16. amigo tive a curiosidade de desmontar uma antena comprada no paraguai e constatei que o fio vivo se divide em dois e é conectado nas duas pontas da dipolo,inclusive a dipolo é de barra chata não é tubo oco.essa antena esta funcionado com duas barras no celular gsm da vivo com dez metros de altura,menos naõ funciona a antena esta a mais de 40 km do local.fiz uma antena com as caracteristicas da sua e não deu sinal o que vc acha?meu nome é marcos moro em dourados-ms.

      ResponderExcluir
    17. Marcos. Creio que vc fez a antena devidamente como está descrito nesse blog. O que suponho que vc tenha feito de errado, são os elementos..isso msm os elementos, acho que vc fez todos eles de um mesmo tamanho, o que não é pra ser.Vc tem que fazer o elemento da ponta pequeno e o ultimo grande, (mas nao tanto), eles vao ficar de forma a fazer uma "escadinha". Outro probema é o Sr. ver se o fio que passa por dentro da curva não se rompeu qundo vc dobrou a curva

      nota: O fio sai do conector diretamente para ser conectado na parte da curva. vlw

      ResponderExcluir
    18. Boa tarde. Por gentileza informe-me, se não houver a possibilidade de se encontrar uma antena de TV igual a que vc mostra na relação de materias é possivel usar outro modelo de antena parecido e/ou um tubo de aluminio nas mesmas medidas: qual o diâmetro deste tubo x 1,20m e qual é o diâmetro dos tubinhos para a confecção dos elementos, bem assim a medida entre os furos para a fixação dos elementos? Obrigado

      ResponderExcluir
    19. Boa tarde. Por gentileza informe-se se eu não conseguir encontrar uma antena de Tv igual àquela que vc mostra na relação de materiais posso uasr uma outra semelhante e/ou um tubo de aluminio do mesmo comprimento (1,20m).Em caso positivo qual é o diâmetro deste tubo bem assim qual é o diâmetro dos tubinhos para a confecção dos elementos e qual é a medida entre os buracos para a fixação dos elemetos? Obrigado.

      ResponderExcluir
    20. Anônimo: Vc pode usar qualquer estrutura semelhante a uma antena de TV. A distãncia de um furo a outro é de aproximadamente 10 cm do elemento da ponta ao próximo elemento, aconselho vc e aos visitantes desse blog a ir diminuindo pelo menos 1,5 cm de um elemento ao outro, dessa forma vai criar um efeito de "escadinha", assim quando vcs chegarem na parte da curva notarão que a curva fica mais próxima do ultimo elemento veja a imagem:08 e 09

      ResponderExcluir
    21. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    22. Olha a operadora X tah muito ruim aqui no Ceará, só tah pegando a operadora Y praticamente, creio que vc tah com o mesmo problema que eu, que até msm com antena só tah pegando a Y....

      ResponderExcluir
    23. Gostaria de saber:
      Posso usar um tubo que seja em forma de cubo e arrebitando os elementos ao inves de furar?Seguindo os mesmos procedimentos restantes!!Parabens por dividir esse seu conhecimento conosco!!!

      ResponderExcluir
    24. Boa tarde! Me chamo Ricardo e gostaria de saber:
      Esses elementos tem de ser ocados e em forma de cilindros ou pode ser pedaços de metal sem ser ocados?
      É necessario furar a base da antena de um lado para outro?
      Obrigado por nos responder!!!!Parabéns!!!!!

      ResponderExcluir
    25. Vc pode usar quaisquer material, desde que siga os padrões descritos nessa postagem, vc também pode sim arribitar não necessariamente furar, não esqueça de fazer a curva detalhadamente....

      ResponderExcluir
    26. OI VOCE UM CARRA LEGAL ; EI SI EU USA UM ALUMILHA 16 MIL COM AS MESMA METRAGE E UM CANO DE PVC ELE VAI SER +OU- =

      ResponderExcluir
    27. Se essa alumilha 16 mil for de alumínio pode ater ser, mas cano de PVC não, pois PVC é derivado não capta onda eletromagnética que nem metal...

      ResponderExcluir
    28. Ola sou ricardo de Sp!No meu caso nao tenho a antena de tv e vou fazer caseira com tubo de alumino!Tenho um tubo de 1.15!Quantos elemento devo colocar?Qual a distancia um do outro?Qual o tamanho do elemento primario?Desde ja agradeço as suas respostas!Parabens pelo blog vc é muito imteligente e muito util!!Valeu

      ResponderExcluir
    29. minha antena rural ta sem sinal o que faço para solucional esse problema?

      ResponderExcluir
    30. Vizualizem os comentários que lá expliquei a distancia entre um elemento e outro, se antena não pegar sinal então substitua o cabo coaxial...

      ResponderExcluir
    31. Olá amigo, parabéns pela iniciativa. Uma única dúvida: os elementos (e o conector) entram em contato com o tubo de alumínio ou estão isolados? Gostaria de sugerir também que você postasse um video no youtube com o passo-a-passo da montagem, com certeza iria bombar. Um grande abraço.

      ResponderExcluir
    32. Sim! Comcerteza! os elementos entram em contado com o tubo sim, o mesmo vale para o conector, mas note que apenas a parte lateral do conector entra em contado com o tubo, a parte interna não; se isso acontecer a antena não vai fumcionar!

      ResponderExcluir
    33. parabens e muito obrigado pela dica eu tenho uma pergunta a t faze , este cabo tem o tamanho certo ate quantos metroseu posso usar um cabo comun???

      ResponderExcluir
    34. parabens eu te pergunto ate quantos metro eu posso usa esse cabo comun?????

      ResponderExcluir
    35. No máximo 10 m, chegando a 15 em condições extremas, será preciso entao comprar um cabo mais grosso próprio para celular

      ResponderExcluir
    36. Parabéns pela iniciativa, você é o cara Cézar Henrique.

      ResponderExcluir
    37. Cesar vc diz q só a parte esterna do conector pode toca no cano, mais o centro não; mais o "C" encosta no cono!; Isto não acaba fechando a parte esterna com a interna ou o C tem q ser isolado?

      ResponderExcluir
    38. não entendo sua pergunta! explique melhor!

      ResponderExcluir
    39. Na resposta de 03 de outubro, vc fala o seguinte: q os elementos entram em contato com o tubo, o mesmo vale para o parte lateral do conector, e a interna não.
      Mais se o "C" não for isolado a parte interna entrará em contato com o tubo, pois o fio q sai do conector é ligado ao "c", isto não vai fecha a interna com a externa ?

      ResponderExcluir
    40. Sim! mas só depois que o fio fizer a 1ª volta e só então será conectado no outro 'C', que esta é a intençao sim, fazer um fechamento!

      ResponderExcluir
    41. Sou português estou no norte de portugal.A minha pergunte é! Será que este projecto resultará em portugal? Obrigado pelo seu projecto.Um abraço amigo

      ResponderExcluir
    42. Claro que sim! até porque essa antena não é feita pra uma operadora e sim pra o aparelho, isso significa que ela funcionará seja lá em que pais for!

      ResponderExcluir
    43. Ola!Fiz tudo certo e nao consegui sinal!Moro em sp e a antena foi enviada a BA!Nao da para testar em SP porque ja tem sinal!Onde possivelmente pode estar o erro?

      ResponderExcluir
    44. Boa tarde
      Meu sítio localiza-se em uma região baixa, onde não pega sinal de celular, o local mais próximo onde posso falar ao celular fica mais ou menos 1000 metros de distancia e localiza-se no alto do morro.
      Gostaria de saber se existe algum tipo de antena que eu possa colocar na parte mais alta do terreno (que não necessite de energia e cabo de transmissão), que possa transmitir o sinal a outra antena que ficará na minha casa. Se não existir este sistema sem energia elétrica, qual eu poderia utilizar com bateria e sem cabo para a transmissão de sinal.
      Adquiri um interface celular quad-band "intelbras itc 4000" será que este poderá resolver meu problema?
      Obrigado.
      edilsondiamantina@yahoo.com.br

      ResponderExcluir
    45. Revise todos os elementos e a curva!

      ResponderExcluir
    46. O único aparelho que conheço que transmite sinal dessa forma é o chamado: repetidor de sinal, mas não sei informar se ele funciona com bateria e nem se ele tem potência suficiente para transmitir sinal por longas distâncias! VEJA ISSO: (http://www.sendshop.com.br/repetidor-de-celular-s14/?gclid=CJ-j6qeYgqwCFQPs7QodWD5iMQ)

      ResponderExcluir
    47. Amigo, você saberia me dizer se as frequências 1800 MHz e 900 MHz se correspondem? Vejo vários lugares falando em frequência 900-1800 MHz.

      Pretendo comprar uma antena pronta e pelos comentários dos vendedores as antenas de 900~950 MHz seriam indicadas para GSM para as regiões rurais com sinal mais fracos.

      Vc tem alguma explicação para isso?

      Obrigado!

      ResponderExcluir
    48. 900Mhz-1800Mhz significa que aparelhos que atuam nessa faixa, ou seja, aparelhos GSM, são as antenas mais usadas para capturar sinal de celular, existem outras que atuam até mesmo na faixa de Ghz, mas essas não são de uso caseiro, como é o caso dessa do blog.

      ResponderExcluir
    49. rapaz eu fiz a minha antena todinha com tubos de cobre foi o melhor sinal que eu já vi pegou em media uns 20 km o gráfico de sinal ficou na marca com 5 traços funcionou com 3g. fiz pelo modelo da sua porem fiz ela com 2 metros de comprimento os tubinhos com 10 cm de comprimento com espaço um do outro de 8 cm . obrigado pela sua colaboração .

      ResponderExcluir
    50. porque eles cobram tão caro por uma antena se nela não tem nada demais, ela é fácil de se fazer eu vendo a forma que você fez ficou mole. vamos tentar uma parabólica

      ResponderExcluir
    51. olá, muito legal o seu projeto.
      tenho uma dúvida em relação ao adaptador. já procurei no mercado livre e tem um modelo universal de 40 reais, que pega em qualquer celular. mas é possível fazer um adaptador caseiro mesmo? tipo conectar na entrada de fone de ouvido por exemplo.

      ResponderExcluir
    52. olá, quanto a este cano maior( corpo da antena) pode ser de cabo de vassoura aqueles de aço ou é de ferro. pode utilizar ele ?

      ResponderExcluir
    53. Para usar um adaptador no lugar do fone nãovai dar certo, pos la nao pega sinal, e sim vc pode usar um cabo de vassoura

      ResponderExcluir
    54. cézar olha esse video aí, http://www.youtube.com/watch?v=pXgmHlb6B38 essa antena é igual a sua ? a sua são 8 ou 11 elememtos?

      haa tenho outra dúvida, qual a distância de um elemento para outro?

      ResponderExcluir
    55. a antena pode ser pintada? se puder qual tipo de tinta? sintética mesmo?

      ResponderExcluir
    56. Cara,maneiro isso.Fiz a antena e ficou muito boa,só q pegou o sinal da oi,como faço pra captar o sinal de outa operadora?

      ResponderExcluir
    57. Se a antena pegou apenas sinal de uma operadora, significa que na sua região não tem sinal de outras, mas ela pega sinal de qualquer operadora ok?

      ResponderExcluir
    58. aí ferah muito bacana esse blog! Vai ajudar o vovô e a vovó que moram no sítio e ficam incomunicaveis .É com crteza a meçhor alternetiva, considerando o alto custo de uma antena 'industrial'. VAleu....

      ResponderExcluir
    59. Blz guri muito maneiro teu projeto...tenho uma perguntinha possso uzar uma parabolica para captar sinal de celular? tenho uma antena aquarius 15db e ñ consigo sinal no sitio..ai tava pensando emadptar numa parabolica aposentada..sera qe da certo?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Cara parabólica não funcionará... vou explicar o porque: Parabólicas são feitas para captar ondas de TV, ondas de TV são muito parecidas com ondas de Luz, o que não tem nada haver com sinal eletromagnético de antena de celulares. Resumindo: Antena de celular é do tipo de aponta para a torre de uma cidade, parabólicas concentram ondas luz ok?

        Excluir
    60. ola cesar henrique me encanto tu proyecto mui bien esplicado y facil de acer muchas gracia

      ResponderExcluir
    61. amigo voce não teria ai um projetinho para fazer um adaptador indutivo?
      para celulares que não tem entrada para antena.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Entendi! Vc quer uma base para colocar seu celular. Essa base não tenho o projeto dela, mas é barato para comprar cerca de 25 a 30 reais. Geralmente celulares Nokia usam.

        Excluir
    62. Também tenho a mesma dúvida do comentário anterior, tenho a antena com cabo e tudo, só não tenho o adptador para usar com celular sem a conexão de antena.

      ResponderExcluir
    63. Boa tarde Amigo, Meu nome e Guinê Ribeiro fasso parte de uma rede coletiva que discuti tecnologia e ancestralidade junto as comunidades quilombolas, estamos em 17 estados e eu no momento estou no Pará.
      Então vamos ao que intereça eu complei um moldem B933 3G Gateway da Huawei com uma antena de 18 Dbi,como a distancia da comunidade onde foi instalado o moldem e mais de 40 Km da cidade onde possui cobertura de rede, queria pergunta a vc se essa antena poderia ser conectada ao moldem e conseguiria capitar o sinal a essa distancia?

      Desde já agradeço a atenção!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Guinê... essa antena é uma réplica daquelas que vc compraria por uns 150 reais, ou seja, barata e funciona do mesmo jeito. Pode confiar que da certo sim, vi a foto do modem no Google, e ele tem ate um conector certo? Então pode fazer a antena e fazer as devidas conectadas blz?

        Excluir
    64. boa tarde, vc acha que eu conseguiria aumentar o sinal usando uma antena da sky,fazendo um furo no centro dela e adaptar uma antena igual esta sua no centro da parabolica?ou seria perda de tempo? obrigado

      ResponderExcluir
    65. eu quero saber se tem como eu colocar um modem de internet messa antena passar o email= nadson_gatilhotdb@hotmail.com

      ResponderExcluir
    66. Cara, parabéns! Você esclareceu muita coisa que a gente procura em outros sites e não encontra. Conhecimento vale muito mais quando compartilhado.

      ResponderExcluir
    67. Parabéns pelo blog... Show!!... E sempre bom ajudar ao próximo...

      ResponderExcluir
    68. Boa tarde amigo. Achei muito interessante seu blog e gostaria de sua ajuda. Tenho um sítio em MG com localização muito baixa que pegava celular quando era TDMA e depois que passou para GSM já tentei de tudo e não conseguí nehum sinal, já testei até antena de 17 dbi com celular LG com entrada para antena e nada. Gostaria de saber sua opinião com relação a confecção de uma (qual o tamanho), ou caso negativo será que o telefone rural da Intelbras CCA 480 seria a solução? OBS.: No morro há uns 150m de vez em quando consigo algum sinal.
      Antecipadamente agradeço sua atenção.
      Att.Flamenguista

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olha acho que vc deve instalar uma antena nesse morro. Vou explicar: Vc faz tipo uma estação telefônica, instala a antena, liga ela em um repetidor de sinal, o repetidor de sinal irá mandar sinal para qualquer aparelho que esteja em um raio de 400 metros. (sairá caro mas é a única forma que vejo)

        Excluir
      2. Nesse local do morro você pode colocar um aparelho chamado interface celular, você vai precisar levar energia elétrica da sua casa até ele e dele sai uma linha telefônica normal que você levar para sua casa com cabos telefônicos, ai terá em sua casa uma linha celular onde pode ligar um aparelho telefônico normal, sem fio ou com fio. Lembrando que na interface você liga uma antena externa normal, até mesmo esta caseira descrita aqui no site.

        Att.
        Argenta - radames01(arroba)hotmail.com

        Excluir
    69. Muito obrigado pela dica, mas pelo que li na internet sai muito caro. Um grande abraço.
      Flamenguista

      ResponderExcluir
    70. Ola, qual o espaco usado entre cada elemento?

      ResponderExcluir
    71. tomara que justo na hora em que esteja relampeando (quando o sinal é pior) não caia um raio, te eletrocutando através desse celular.
      cada gambiarra, pqp.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O risco é muito pequeno, afinal o sistema não está aterrado. É muito mais fácil um raio entrar na casa pela rede elétrica o atingir diretamente a casa. Analisando pela sua ótima deveriamos contruir um burraco no chão e viver lá, seria um local muito seguro contra raios. Att.

        Excluir
    72. 80 km de distancia funciona sua antena?

      ResponderExcluir
    73. Ola parabens pelo exelente blog!!! Eu tenho uma duvida os elementos podem ser colocados no corpo da antena com a distancia de 13 cm entre si???

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Veja bem, se vc usar a antena de tv como corpo a distância já será 13 cm, mas o melhor à se fazer é comprar um cano de alumínio, e fazer os furos com distancia inicial de 13 cm, o próximo terá 12, 11, 10... ok?

        Excluir
    74. olá amigo quero fazer esta antena e quero tirar umas duvidas qual e o comprimento total da antena e quantos elementos ela deve ter ? ou podemos fazer com diversos tamanhos ex.10,12,14,16 elementos? antecipadamente te agradeço

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A citada neste site tem 120cm, mas pode sim fazer maior e com mais elementos. (note que terá que aumentar proporcionalmente)

        Excluir
    75. alessandro; instalei a 80km um antena de 17dbi com um lg simples encheu a torre do celular
      de sinal mas não consegue fazer ligação. me dis o que devo fazer, por favor e parabéns pelo projeto.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Cara eu já respondi uma pergunta desse tipo, sobe ai nos comentários!

        Excluir
    76. Olá amigo eu comprei todo o material para construir a antena na pergunta que eu te fiz anteriormente vc disse que poderia almentar o tamanho da antena ,pensei em fazer de 2 metros isso me dara aumento de potência ou nâo?E qual a distância devo colocar entre os elementos?
      Obrigado e me desculpe por tantas perguntas.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olha tudo é questão de proporcionalidade. Vc deve conhecer a regra de três, se conhecer coloque-a em prática, se não corra pra aprender. Vamos lá: A antena citada tem 120 cm, com distancia de 10 cm entre o 1º elemento e o 2º, entre o 2º elemento e o 3º é de 9 cm e assim respectivamente...
        O elemento da ponta tem 14cm nessa antena de 120cm, ou seja se sua antena vai ter 2 metros irá aumentar o número de elementos e o elemento da ponta não será mais 14 cm. (tô com preguiça de fazer o cálculo mas vc pode fazer a regra de três é fácil) espero ter ajudado!

        Excluir
    77. Ceaucho,
      Existem três tipos de freqüência hj no mercado respectivamente 850mhz, 880mhz e 1800/2100mhz! GOSTARIA DE SABER QUAL A FREQUENCIA DESTA SUA ANTENA.

      ResponderExcluir
    78. a mtragem ae cita foi x . pra mim fazer uma maior . entao e so eu dobrar tudo ne . todas as mdidas certo ??ex:uma antena de 2,40m. certo ??

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. me responda ae . por favor. ??obrigado.

        Excluir
      2. Correto, desde que vc vá dobrar o tamanho. Se vc irá aumentar o tamanho apenas em alguns cm entao terá que usar a regra de três.

        Excluir
    79. qual melhor material aço ou aluminio?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Alumínio, pois note que toda antena que se ver por aí é de alumínio ou de uma liga alumínio + zinco.

        Excluir
    80. eu tambem tenho um projeto semelhante ao seu.EU sempre instalo este tipo de antena com o aparelho da aquarios crc40.porque voce vai ter telefone e internet numa mesma antena

      ResponderExcluir
    81. você fala em proporção para o tamanho das peças, e com relação à distância entre as peças? como se mede a capacidade desta antena?

      ResponderExcluir
    82. amigo, meu nome é Rafael moro aqui no RN! parabéns pelo site! rapaiz estou pensando em faser uma antena dessas, só que a antena daqui ela é de ´´tv´´ mais não é igual a sua ela tem o corpo mais grosso que a sua, e ela tem a medição de 98 cm de ´´altura´´ queria saber se a distancia dos elementos éa mesma de 10 cm? e tambem queria saber se adistancia da curva eo último elemento é de cinco centimetros? ah eo sinal fica bom?? ficarei grato depois da sua resposta obrigado!

      ResponderExcluir
    83. amigo queria tirar outra dúvida se o corpo da minha antena é de 98 cm queria saber se eu posso colocar os 11 elementos contando com a curva? e se a cada elemento eu tenho que autia dois centímetros cada,pois tem um desenho de uma ai na postagem que só aumenta cada 4 milimetro só aumenta 2 cm na curva pra o ultimo elemento, você tem MSN?? (Rafael)! desculpa te faser tantas perguntas hehehe! abraço!

      ResponderExcluir
    84. amigo se minha antena e de 98 cm tambem queria saber se o primeiro elemento vai ser 14 cm ou 12 cm??

      ResponderExcluir
    85. Use a msm proporção da minha antena!

      ResponderExcluir
    86. SEU SITE É NOTA MIU vai servi muito pra meu trabalho de fisica obrigado!!!

      ResponderExcluir
    87. esa antena de 1,20 equivale a quantos dbis?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pelo comprimento da antena não tem como determinar o ganho, pois, depende da forma construtiva, eficiência etc, mas comparando com antenas comerciais deve estar entre 12 e 14dB.

        Att. Argenta msn radames01(arroba)hotmail.com

        Excluir
    88. quando e ki agnteb sabe qntos dbis da e acordo o tamanho da antena , qnto maior a antena e maior o sinal ??me rsponda por favor .

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Meu amigo, não sei nada dessas coisas (rsrsr) mas posso afirmar que a desse projeto é 14dbi

        Excluir
    89. olá Cesar Henrique, parabens pelo projeto, tambem gostaria de informação se é possivel ter alcance de 150 Kilometros,
      pois é o meu caso,

      Att,


      Alecsandro Alves

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim. Mas creio que à essa distancia sua antena tem que ter muitos elementos, pelo menos 18.

        Excluir
      2. Alecsandro, sem chance nenhuma, nessa distância, pela curvatura da terra não é possível conseguir sinal. Mas me diga, não tem nenhuma torre de celular mais perto???

        Att. Argenta msn radames01(arroba)hotmail.com

        Excluir
    90. Bom dia, adorei a sua ideia, é possível fazer isso com uma antena parabólica telada?

      obrigada

      Vanessa

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá, Vanessa!
        Nunca testei, mas creio que seja possível fazer uma do tipo do prato.

        Excluir
    91. Caro Colega esse adptador vende com entrada do tipo USB, ou tem que conectar a antenga ao celular.
      Outra Duvida no caso da parabolica tipo prato tem que fazer alguma alteração ? ou pode usar de boa.
      essa Antena pode ser comprada Pronta ? como de Televisão ou a medida da furação é diferente,

      att

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Rodrigo, sobre a entrada USB não sei responder, pois depende muito do tipo de aparelho.
        Não precisa fazer nenhuma alteração na antena "tipo prato" e tem pra vender sim, deve custar uns R$ 70 reais (eu acho). A antena parabólica de televisão não serve para celular, pois não recebe o sinal de celular.

        Excluir
    92. Qual antena devo construir?
      O vidio mostra uma, as fotos mostram outra e o dezenho grafico mostra uma terceira antena.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Recomendo a deste site, qualquer outra na internet foi feita baseada neste site.

        Excluir
    93. uma vez liguei um aparelho em uma parabólica e o mesmo queimou , mas o sinal ficou ótimo .

      kkkkk

      ResponderExcluir
    94. Boa tarde!!! Você fala em um fio rigido de 1mm, visualmente o fio que mostra nas imagens parece um fio de 2,5mm, estou inciando o projeto quando eu testar irei postar os resultados, aguardo sua resposta, obrigado.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Você acha que é 2,5mm por conta que a imagem mostra isso. Mas é 1,5mm mesmo.

        Excluir
    95. coutopai@hotmail.com 30.12.012 grato pela orientação, tire-me uma dúvida: o fio rigido que passa pela curva "C", com uma ponta cravada na referida lamina, não está fechando curto com os demais elementos, pois a outa, embora continuado "izolada" sai pelo cabo de descida como (positivo ) no conector do celular?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ela fecha um curto apenas no encontro dos C's, é justamente isso que faz com que o sinal seja recebido e acoplado na antena.

        Excluir
      2. Existe um "curto" ai sim, mas isso é apenas em corrente contínua, em alta frequência a coisa é diferente.

        Att. Argenta msn radames01(arroba)hotmail.com

        Excluir
    96. AMIGO. Qual das duas é melhor? a de prato ou essa ai?.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ultimamente a de prato está sendo melhor aqui na minha região, não sei em outras regiões.

        Excluir
    97. AMIGO. Me informar a marca e o modelo do celular que você testou com a antena. Obrigado.

      ResponderExcluir
    98. eu tenho uma antena de celular rural cdma, mas na minha região ela não funciona mais qual a difererença etre cdma e gsm e porque a cdma não funciona na gsm,responda-me porfavor,grato.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Desculpa, mas não sei a diferença. Mas posso afirmar que CDMA e TDMA praticamente nem operam mais. GSM sim.

        Excluir
    99. Se eu comprar uma antena de 2100MHZ e a rede da operadora for 900 - 1800MHZ a antena vai funcionar? Vai "pegar" melhor? Obrigado.

      Edson

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Você tem que ver a faixa de operação dela. Se está dentro da que o aparelho celular opera.
        Exemplo: Um celular que funcione em 1800 MHz não irá funcionar com uma antena de 2100MHz.

        Excluir
      2. essa antena ai que tava la na guerra do iraque qui porcaria eimm

        Excluir
    100. Para Crateús CE. e num distrito no pé de serra há 25km. que antena melhor se adapta, pois em casa já coloquei tipo espinha de peixe e funciona em momentos e outros não.e esta hoje com 1o elementos.
      Então se vc. puder me ajudar em um projeto mais confiavel te agradesso. escrever para

      ResponderExcluir
    101. Boa tarde! A região onde moro tem muito raio. Essa antena atrai raio?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Fica tranquila Letícia, a antena não é aterrada, desta forma é mais fácil um raio entrar na sua casa pela rede elétrica ou atingir diretamente a casa do que atingir a antena, porém, todavia, deve ser evitado usar nos momentos de tempestade. Att.

        Excluir
    102. As antenas vendida nas lojas me disseram que tem uma bobina de frequência para melhora a recepção. É verdade ou é papo de vendedor?
      Meu e'mail fredirabelo@hotmail.com.

      ResponderExcluir
    103. tem como me passar as medidas de uma de 20dbi por favor jerejj1@hotmail.com

      ResponderExcluir
    104. eu comprei um kit intelbras rural com antena de 17dbi nem sinal com nenhuma operadora meus vivinhos tem sinal com uma de 20dbi vou tentar fa se um trem desse ai pode me ajudar o lugar da instalaçao é uma floresta

      ResponderExcluir
    105. tem como faser uma dessa aí grandona com uns 3 metros

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Acredito que uma antena de 3 metros não conseguiria se sustentar pelo peso, iria entortar e acredito que o ganho não seria na mesma proporção do tamanho. As antenas de 20dB devem ter uns 2 metros e acredito que seja o limite.

        Att. Argenta msn radames01(arroba)hotmail.com

        Excluir
    106. Boa noite! obrigado pela dica. muito boa essa antena.
      um abraço

      ResponderExcluir
    107. Prezados, sem querer ofender, a curvatura do planeta em que vivemos não permite visada de distâncias como 80 ou 150 Km sem utilização de uma torre, pelo menos da altura do Burj Dubai! Outra coisa, pouco se falou da frequência da operadora para a qual a antena tem que ser sintonizada: 850, 900, 1800, 1900, 2100MHz. Nada se falou do ganho em dBi da antena: uma antena de altíssimo ganho na recepção pode te dar 5 "tracinhos" em seu celular, mas a potência de transmissão de seu aparelho somada ao débil ganho da antena não serem suficientes para alcançar a operadora (5 tracinhos e não fala!!!!). A intenção foi válida, mas nunca vi tanta bobagem junta!!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Floguer, concordo contigo na questão do alcance, curvatura da terra e também nas frequencias, realmente muito bem lembrando, mas discordo completamente na questão da funcionalidade, eu tenho experiencia própria neste assunto, não montei esta antena do site pois falta muita informação de medidas etc, porém, "copiei" uma antena de uma marca famosa, tirei todas as medidas e montei uma com sucata de antena de tv, materiais totalmente caseiros e funciona que é uma maravilha.

        Att. Argenta msn radames01(arroba)hotmail.com

        Excluir
    108. Lixo ! Não tem as medidas exatas, que são a parte integrante, a bolha o mais mportante é não enconsar o condutor na antena, nisso o criador botou umas 50 fotos, mas as medidas TODAS nada, nada do ganho da antena, cade o DB's ?, qual a frequencia da antena ??

      Simplesmente um toturial que não diz nada com nada. uma total besteira.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não tem capacidade para fazer uma que nem as pessoas acima néh? :)
        Por isso vem criticar.

        Excluir
      2. Diego, nosso amigo César teve a bondade de colocar o resultado de seus estudos de graça pra nós, e me parece que funciona na medida do possível, uma vez que é uma solução alternativa e barata. Caso vc possua meios, entra numa loja e compra uma pronta!!
        Atenciosamente.

        Excluir
    109. tentei uma de 17 amanha vou temtar uma de 20 o sinal esta muito proximo já estou pensando em uma daquelas tipo parabolicas de 30dbi

      ResponderExcluir
    110. As antenas comprada nas lojas me falaram que tem uma bobina de frequência. É verdade ou papo de vendedor.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Papo de vendedor, estas antenas caseiras funcionam, basta fazer tudo diretinho, as medidas do canos tem tolerância de 1mm, se for maior que isso você sai da frequencia de operação.

        Att. Argenta msn radames01(arroba)hotmail.com

        Excluir
    111. Qual a distância que uma antena de uma operadora de telefonia consegue emitir o seu sinal com recepção do aparelho celular? Vou direto para o sitio e lá só pega subindo em arvores haha

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. O alcance da antena de uma operadora não é medido em km, metros etc, pois depende de vários fatores como relevo, árvores, prédios, aparelho celular etc, tudo influencia. Se no seu sítio você tem sinal subindo em árvores a chance de uma antena caseira funcionar "no chão" é grande.

        Att. Argenta msn radames01(arroba)hotmail.com

        Excluir
    112. ricardo tem como vc me mandar este tutorial para meu email silkon.lcr@gmail.com
      gostei muito como faço para falar com vc queria umas ideias suas

      ResponderExcluir
    113. minha antena ficou muito pequena,será que capta sinal mesmo assim?

      ResponderExcluir
    114. MAIS MEU CELULAR NÃO TEM ESSA EMTRADA OQUE EU FAÇO ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Faz uma placa indutora, é mto simples. Se quiser me passe seu e-mail eu passo o PDF com a placa desenhada e vc confecciona sua placa em casa

        Excluir
      2. wd-ctba envie pra mim por email, entre em contato comigo pela página contato. Obrigado.

        Excluir
    115. amigo creio que para o local onde eu quero usar a antena não funcione sinal algum de telefonia, vc axa que a antena me resolverá o problema?????
      att: thiago leal

      ResponderExcluir
    116. Doido é muito massa !

      agora só tem que melhorar o visual dela para começar a vender
      pq não da pra vender assim um pouco amassada os canos de aluminío,

      sim só + dica é bom pintar a antena pra dar um visual melhor.

      agradecido e espero mais dicas ....

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A ideia de nosso site é fazer isso por hobby, assim como eu que não ganho nada com este site. Mas se você quer vender não vejo problema rsrs

        Excluir
    117. Olá amigo!
      Para uma antena de 2,40 m, deve-se dobrar o tamanho dos elementos e também as distâncias entre eles?
      Então 10, 9, 8 ... ficaria 20, 18, 16 ...? Obrigado.

      ResponderExcluir
    118. Mais uma questão!
      Quando se fala 18 elementos está se falando de todos os caninhos inclusive a curva e o cano maior que fica atrás da curva?

      ResponderExcluir
    119. Existe a possibilidade de ligar duas (dessa antena) para melhorar o sinal?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu pelo menos nunca tentei, mas ja pensei fazer o inverso como nessa magem

        Excluir
    120. Observei que a antena da imagem 8 possui 8 elementos e a da imagem 9 11 elementos. Por que essa diferença?
      Obrigado.

      ResponderExcluir
    121. Olá amigo, gostei muito do seu projeto é muito legal, através desse projeto fiz varias antenas e todas funcionaram bem, mas seria importante o tamanho dos elementos porque segundo outro projeto que eu vi, são os tamanhos dos elementos que determina a faixa de operação da antena, e o tamanho és-ato dos elemento é quem faz a diferença entre o bom e o mal rendimento de um antena.

      ResponderExcluir
    122. ja comprei os materiais e vou comerca no dia 17.03 vou testar em uma area critica de sinal,so estou confuso com c q fercha curto nas das lojas nao fercha meu pai ja fabricou muitas antenas e me diss q nao pode fercha,farei o teste fechando ou nao dai saberei qual maneira esta correta pois trabalho com celular o local sera em uma distancia de30km da torre no dia 20 saberei e postarei meu resultado sei q alguns aparelhos ferchaos a antena principalmentes os chineses dai o sinal e tao ruim tenho um lg kp106 acho o merlhor em tudo levarei um notbook e modem ja instalei muitas antenas de marcas sao pessimas em sinal nao importa o dbi tao citados afinal a fabrica o qr saber de ganhar dindi,tenho fe nessa caseira,

      ResponderExcluir
    123. A parte arredondada que recebe o sinal preciza de isolante ou não?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. nao com os lg ja comm os samsungues e nesecario ficar izolada poi o sinal aumenta e muito.notei q qnto mais fino o fio q faz a juncao do c com o compo da antena melhor pois nao fiz igual na foto o c com o corpo da atena.

        Excluir
    124. Boa noite, queria saber se posso utilizar uma antena já pronta de UHF que tambem serve para o sinal digital, pois é bem parecida com a sua , bastando apenas mudar a saída do cabo coaxial e tambem a posição da presilha que prende ao mastro.Não sei a distancia exata entre os elementos mas na loja de antenas me falaram que alcança 32 dbi.
      No aguardo Getulio.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Esta antena não possui especificações corretas, pois ela pode variar de acordo com seu modo que foi feita. Mas caso siga este padrão do site, você terá uma faixa de 14 dbi em média.

        Excluir
    125. Parceiro me esclarece uma dúvida!!!Antes tinha uma antena TDMA da operadora telemig celular na epoca,agora a operadora é vivo!!!Essa antena que tenho da pra captura sinal 850mhz da operadora vivo gsm???Ou a antena muda de TDMA pra GSm???Grato

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu acho que sim, pois os celulares GSM operam entre 900 MHz - 1800MHz (se não me engano). Então se não funcionar basta dá uma mexida nessa sua antena que deve funcionar.

        Excluir
      2. Blza velho...vlw pela dica!!!!Aqui... aquela antena de prato se eu for fazer ela,será que eu consigo sinal pra operadora vivo!!!!O numero 8 com o fio de 1mm cobre todas as frequencias???Grato

        Excluir
    126. esta antena amigo aki no estado de sao paulo funciona pra todas as operadoras,aguardo sua resposta e muito obrigado

      ResponderExcluir
    127. Pq tenho uma antena comprada q so pega sinal da vivo

      ResponderExcluir
    128. Prezado, qual as especificações técnicas de raio da elipse do elemento captador ? Se deve ter cuidado com o fio ficar isolado, não entendi porque a extemidade deve ser desencapada e conectar na estrutura metálica e estrutura esta que já está em contato com toda a estrutura metálica da antena, não entendi essa preoculpação no isolamento.
      Grato.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Meu amigo, todo aparelho fecha um circuito (curto). Seja ele uma antena, uma TV, rádio etc. Ou seja, em algum momento a parte positiva vai fazer contato com a negativa. Bem, é isso que ocorre na antena, o fio isolado é positivo e a estrutura da antena é negativa e quando fecham esse circuito na elipse ocorre então a funcionalidade da antena.
        Sobre o raio da elipse veja a imagem 08.

        Excluir
    129. Hi Cesar !! Pelo que vi, o raio maior é de 8 cm e o raio menor de 4 cm, certo ?

      ResponderExcluir
    130. Amigo, parece que a matéria é excelente mas, impossível de ser lida, devido a uma propaganda da Lomadee: um banner vertical bem ao lado esquerdo da página, cobrindo toda extensão da mesma. Daria para retirá-la, a fim de que pudesse-mos ler a matéria? Abraço cordial.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Aqui está normal. O problema deve ser por que seu navegador está com zoom.

        Excluir
    131. Gostaria de saber que tipo de aparelho devo adquirir ao instalar uma antena.

      ResponderExcluir
    132. Gostaria de saber que tipo de aparelho de celular devo adquirir ao instalar uma antena, se existe modelos apropriados ou vale pra todos.

      ResponderExcluir
    133. quanto mais ou menos custa essa instalação?

      ResponderExcluir
    134. Se o coneqtor ficar do outro lado da curva
      tem problela?

      ResponderExcluir
    135. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    136. E como posso fazer o adaptador sa antena para o cel

      ResponderExcluir
    137. Boas Amigo,

      Vi o teu projeto e vou fabricar uma antena desta, acontece que quero colocar um repetidor de sinal a 20 mt desta antena que no caso será a exterior e depois vou colocar uma tipo cogumelo para o interior (é um galpao com varias divisões) qual cabo devo usar? O rg6 como você indica ou uso outro? rg58 por exemplo?
      obrigado pela atenção, moro em Portugal e sou técnico telec.

      adriano albernaz

      ResponderExcluir
    138. Gostaria de montar uma antena mais potente que atingisse mais km. Vc tem um projeto?

      ResponderExcluir
    139. olá cesar Henrique preciso de uma coisa um pouco mais seria lá o sinal e franco para esse tipo de antena tenho uma da aquários e o sinal e muito fraco as vezes pega só a noite bom e o seguinte fiquei sabendo que posso fazer uma com a antena parabólica ou ajuntar as duas manda um projeto ou ideia dessa antena parabólica por por favor.meu emeil obrigado

      ResponderExcluir
    140. posso usar no elemento principal regua de aluminio daquelas de pedreiro e nos outros elementos e curva usar cobre de refrigeração e seguir todas as medidas?

      ResponderExcluir
    141. Essa antena ela pode colocar sensor de sinal aqueles que agente compra que gruda atrás da capinha?

      ResponderExcluir
    142. Essa antena ela pode colocar sensor de sinal aqueles que agente compra que gruda atrás da capinha?

      ResponderExcluir

    Se vocês ainda tiverem duvidas comentem, perguntem, etc!!!

    Início | Fotos | Vídeos | Depoimentos | Contato | Google+

    ©2012 Sem Sinal. Todos os direitos reservados.

    Design por: César Henrique